? ??????????????Lady Like? ????? ?? ???Rating: 5.0 (1 Rating)??17 Grabs Today. 2630 Total Grabs. ??????Pre
view?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????Future Stars Will Be Dim? ????? ?? ???Rating: 4.3 (3 Ratings)??68 Grabs Today. 6082 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curiosidades e Obras

° Foi na cidade de Rhynsburg que as suas principais obras foram escritas.

°Em 1673, o rei Luís XIV convidou Spinoza a morar na França e assim ficaria a receber uma pensão. Em troca desta oferta, ele teria que escrever um livro em homenagem ao rei. O filósofo recusou.

°Em 1670, A sua obra “Tratado Teológico-Político”, foi publicada anonimamente e resultou num grande escândalo, visto que naquela época vivia-se um período no qual os princípios defendidos pela sociedade holandesa estavam a ser ameaçados.

°O príncipe de Condé, que na época chefiava o exército francês que invadia a Holanda, convidou o filósofo a aceitar uma pensão do rei da França e em consequeência ser apresentado a vários dos seus admirades. Spinoza aceitou desta vez o que resultou numa volta a Haia bastante difícil, já que esta sua atitude foi vista como uma traição.

°Quando morreu, Spinoza morava com Haia com a família Van den Spyck. Nesse dia, a família tinha ido à igreja e deixara-o com o médio Dr. Meyer. Quando voltaram da missa, ele já estava morto.

°Uma estátua foi erguida em sua homenagem em Haia, no ano de 1882 e o filósofo Ernest Renan chegou a afirmar: “Este homem, do seu pedestal de granito, apontará a todos o caminho da bem-aventurança por ele encontrado; e por todos os tempos o homem culto que por aqui passar dirá em seu coração: foi quem teve a mais profunda visão de Deus".


°Antes da introdução do Euro (2002), as antigas notas de 1000 florins (dinheiro holandês), tinham o retrato de Spinoza impresso.



OBRAS:

*Ainda publicadas em vida:

“Melhoramento do Intelecto” ou “De Intellectus Emendatione”
“Príncípios da Filosofia Cartesiana”
“Tratado sobre a Religião e o Estado” ou “Tractatus theologico politicus”

*Publicadas após a sua morte:

“Ética demonstrada à maneira dos geômetras” ou “Ethica Ordine Geometrico Demonstrata”
“Tratado Político” ( mais tarde foi incluído na “Ética”)
“Tratado do Arco-íris”
“Tratado sobre Deus e o Homem” (foi um pequeno esboço da obra mais tarde chama “Ética”)
“Ética” (obra editada por amigos do filósofo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa adorei esse site vou ate passar para minha Prof de Filosofia, parabens vcs nao brincão em serviço

Anônimo disse...

Qual obra de Spinoza fala sobre relacionamentos?

Unknown disse...

No livro "ética", ele fala sobre vários assuntos, inclusive algumas palavras com aplicações referente ao amor e ao ódio, no terceiro livro "ética", mas indico não ler logo o livro ética, pelo fato de ser um dos livros mais complexos de Baruch Spinoza.