? ??????????????Lady Like? ????? ?? ???Rating: 5.0 (1 Rating)??17 Grabs Today. 2630 Total Grabs. ??????Pre
view?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????Future Stars Will Be Dim? ????? ?? ???Rating: 4.3 (3 Ratings)??68 Grabs Today. 6082 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS ?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem era Benedictus?


Baruch (Benedictus, em latim) Espinosa nasceu em Amsterdã (Países Baixos) no ano de 1633. Sua família era judaica portuguesa que foi parar à Holanda foragida da perseguição pela Inquisição. Seu pai era um comerciante com dinheiro, logo sua família tinha um certo nível social.

Desde que nasceu ele foi criado segundo uma educação e cultura judaica o que fez dele um grande estudioso da Bíblia, do Tamulde (livro de ensinamentos rabínicos) e de outras escritas por judeus. Ao gostar de estudar e aprender sobre várias coisas ligadas à religião e à filosofia, Espinosa estudou também as obras de outros filósofos como Sócrates, Demócrito, Platão, Epicuro, Aristóteles, entre outros.

Espinosa era de estatura mediana, tinha feições regulares, pele morena, cabelo preto e crespo. Seu tipo físico denunciava claramente que a sua descendência era judaíca. Vestia-se descuidadamente, o que por vezes o fazia ser confundido com os mais pobres.
Entre 1654 e 1656. Espinosa esteve à frente dos negócios da família.

A sua fama começou ao se posicionar do lado do panteísmo (Deus e natureza) e do monismo neutro. A sua ética também o ajudou a conquistar vários leitores e seguidores, em forma de postulado e definições.

Em junho de 1956 , enquanto Espinosa estudava para ser rabino na Sinagoga Portuguesa de Amsterdã, ele foi excomungado. Este fato aconteceu devido aos seus postulados sobre de Deus publicados em sua obra onde ele defendia que Deus era um mecanismo da natureza e do universo (logo seria vivo), e que consequentemente a Bíblia seria uma obra metafórica e alegórica, onde não se poderia jamais encontrar a verdade sobre Deus. Tanto os cristão como os judeus se ofenderam com estas ideias sobre um Deus diferente do das duas religiões praticadas.

Este fato foi tido como um ato de gratidão dos judeus para com os holandeses, visto que a crença de Spinoza ia contra a crença cristã, logo os judeus que eram perseguidos naquele tempo por toda a Europa e que se abrigavam e se protegiam nos Países Baixos, não poderiam permitir a exstência de um herege na sua comunidade. Assim sendo, Espinosa foi obrigado a abandonar a comunidade judaíca e assim mudou-se para outra cidade. Mesmo assim, ele ainda tentou voltar para Amsterdã mas sofreu um atentado e quase morreu.

A partir daqui a sua vida deixa de economicamente fácil e o filósofo para poder sobreviver passa a morar na casa de outras famílias. Ele viveu em mais quatro cidades holandeses após sair de Amsterdã: Leyden, Outerdek, Rhynsburgh e Haia.

Após este episódio que marcou intensamente a vida de Spinoza, ele mudou o seu nome para Benedictus que significa “bendito” e que era a tradução em latim do seu verdadeiro nome “Baruch”.

Sua vida além de não ter sido fácil, também foi curta. As 44 anos (21 de fevereiro de 1677), Spinoza morreu de tuberculose.


Casa onde Espinosa faleceu

0 comentários: