? ??????????????Lady Like? ????? ?? ???Rating: 5.0 (1 Rating)??17 Grabs Today. 2630 Total Grabs. ??????Pre
view?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????Future Stars Will Be Dim? ????? ?? ???Rating: 4.3 (3 Ratings)??68 Grabs Today. 6082 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS ?

domingo, 15 de novembro de 2009

Spinoza hoje

Os pensamentos de Spinoza influenciam até hoje. Escreveu publicações de grande sucesso, como “Princípios da Filosofia de Descartes”, que foi publicado em 1633, sem deixar de citar sua grande obra “Ética”, onde o autor fala da inteligibilidade de Deus. Nessa obra, o autor cita que o corpo e espírito são inseparáveis e interligados a divindade. Para Espinoza Deus e a natureza são a grande essência de nossas vidas.

Após a leitura de trechos de sua obra “Ética”, pude entender quanto o autor fala e afirma a maneira como nossos desejos interferem em nosso cotidiano. Vivenciamos o que o autor cita todos os dias. Segundo ele, nossos desejos interferem em nossa atenção, o que se torna uma realidade ao analisarmos nossas vidas. Se sentirmos desejo por um objeto, uma comida ou uma pessoa, nossa atenção se volta completamente para isso, por mais que tentemos ser racionais, nosso pensamento e atenção sempre volta ao desejo de se adquirir algo.
Como se nossas paixões e desejos fossem reflexos da modificação de nossas almas. A grande verdade é que sempre estamos tomados por desejos e paixões, que se renovam a cada vez que conseguimos atingi-las.

Os pensamentos de Espinoza são seguidos e analisados por diversos historiadores da filosofia como Umberto Padovani, Johannes Hirschberger, Émile Bréhier, Herder, entre outros. Todos, de uma maneira ou outra concordam com os pensamentos do autor.

Umberto Padovani vê a teologia de Espinoza como panteísta, sendo assim, única, infinita e eterna, ligada à crença dos povos em Deus. Para Padovani, o autor utilizava-se desses pensamentos em relação à religião para tentar resolver ou pelo menos amenizar problemas de sua época, como o poder que era mantido nas mãos dos religiosos. Para o historiador, esses religiosos possuem grande sucesso, pois se utilizavam da esperança de cada pessoa, isso indicava se o estado ou a igreja iria ter sucesso em seus projetos.

Em sua pesquisa e interpretação sobre os pensamentos de Espinoza, Padovani vê que o fim dos homens está diretamente relacionado ao encontro com Deus, o que se torna uma realidade na vida de muitas pessoas. Pois, o ser humano vive absorvendo coisas materiais, sentimentos bons e ruins, mas o que se torna o maior desejo de maioria da sociedade é a certeza do perdão divino, e o encontro com Deus no fim de suas vidas.

Spinoza foi um grande filósofo que mudou uma época acreditando e reafirmando o poder de Deus, que até hoje é tão forte e presente na vida das pessoas. Mostrando que segundo seus pensamentos, nós seres humanos não somos capazes de controlar nossas paixões e desejos, que esses sentimentos são movidos dentro de nós sem que percebamos.

0 comentários: